quinta-feira, 12 de março de 2009

RECICLAGEM COLETIVA


A separação do lixo doméstico está deixando de ser um trabalho de formiga, que é realizado por pessoas que se dispõem a levar periodicamente o material reciclável a postos de coleta instalados em supermercados e cooperativas de catadores. Está aumentando cada vez a adesão, de condomínios residenciais, no programa de coleta seletiva da prefeitura de São Paulo.

Há mais conscientização hoje do que dois ou três anos, principalmente porquê hoje muita gente fala sobre a sustentabilidade e preservação do ambiente. Muito mais gente está preocupada com isso e participando da coleta.

E o mais interessante que a implantação do programa nem sempre parte do síndico ou da administradora, por sinal muitas vez encontramos resistências dessas pessoas que deveriam justamente incentivá-las. Mas isso não é motivo para desistir, já que qualquer morador pode tomar a iniciativa. E nós vamos ensinar o que deve ser feito!

O primeiro passo para implantar a coleta seletiva no seu condomínio e entrar em contato com a prefeitura e o Alô Limpeza e descobrir se há coleta seletiva na sua rua e qual a concessionária ou a cooperativa responsável pelo serviço.Para entrar em contato com a prefeitura basta ligar para 156 e telefone do Alô Limpeza é (11)3229-3666 ou 3328-2836.

Depois que você descobriu a empresa responsável pela coleta seletiva na sua rua, você entra em contato com ela e solicita a instalação de um contêiner ou do Posto de Entrega Voluntária no seu edifício.

Vale lembrar que sua rua for atendida por uma concessionária, as empresas que prestam esse serviço na cidade de São Paulo são a EcoUrbis e Loga, eles fornecem esses contêineres para abrigar o lixo acumulado no edifício entre uma coleta e outra, na maior parte de São Paulo, o serviço é realizado uma vez por semana.

Agora se a sua rua for atendida por uma cooperativa, marque uma palestra para apresentar o programa aos moradores e o empréstimo de um recipiente para acondicionar o lixo. As cooperativas também trabalham com equipamentos e caminhões cedidos pelo poder público.

Outra opção é o Departamento de Limpeza Urbana, a Limpurb, que também realiza palestras informativas sobre o programa nos condomínios, com direito a teatrinho para incluir as crianças.Para entrar em contato com a Limpurb basta ligar para (11) 3328-2822.

E depois de recolhidos os resíduos são encaminhados para uma central de triagem, onde são separados de acordo com o material. Eles são prensados e vendidos para empresas de reciclagem. Por isso não é necessário separar em casa ou no edifício os resíduos em vidro, plástico, papel e metal, por exemplo.

Bom depois dessas atitudes, o mais importante é você fazer a sua parte! Mantenha duas lixeiras em casa: uma para o lixo orgânico e outra para o reciclável, lembrando que o lixo reciclável são objetos de metal,vidro, papel e plástico.

Você também deve lavar as embalagens e esperar até que estejam completamente secas para depositá-las na lixeira correspondente.

E se o seu condomínio não participa da coleta seletiva você não tem desculpa para não participar, entre em contato com a prefeitura para saber o dia e o período em que a coleta é realizada em sua rua.

E no dia da coleta, um pouco antes da passagem do caminhão, disponha os sacos com o lixo reciclável no local apropriado em frente ao edifício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário