terça-feira, 3 de março de 2009

Receitas de materiais de limpeza ecológicos!

Detergente Alternativo
Pra fazer o detergente alternativo você vai precisar de um pedaço de sabão de coco neutro, dois limões e quatro colheres de sopa de amoníaco (que é biodegradável).

Modo de fazer:
Derreta o sabão de coco, picado ou ralado, em litro de água. Depois, acrescente cinco litros de água fria. Em seguida, esprema os limões e por último, despeje o amoníaco e misture bem. Nesta receita você obterá seis littos de um detergente que limpa e não polui. Sem contar que tem um valor econômico muito menor.

Limpador de janelas e espelhos
Você vai colocar 3 colheres de vinagre diluídas em 11 litros de água quente. Se o vidro estiver muito sujo, primeiro limpe-o com água e sabão. Para secar superfícies, utilize tecido de algodão reutilizado ou jornais velhos.

Limpador e desodorante de carpetes e tapetes
Olha aí uma dica pra você que tem carpete em casa e tapetes: Misture duas partes de fubá com uma parte de bórax (você pode comprar este material nas farmácias) . Espalhe pelo carpete, deixe descansar por uma hora e aspire. Já pra uma desodorização rápida, pulverize o carpete com bicarbonato e aspire logo em seguida.

Amaciante de Roupas
Pra deixar suas roupas macias, sem maltratar o meio ambiente, adicione ½ copo de vinagre ou ¼ de copo de bicarbonato durante o enxágüe.

Limpador de Banheiro

Use esponjas e escova com bicarbonato de sódio e água quente. Para limpar pias, despeje vinagre e deixe descansar durante a noite, enxaguando pela manhã. Bacias devem ser limpas através da aplicação de uma pasta de bórax e suco de limão. Deixe agir por algumas horas e após dê descarga. Também pode ser utilizada uma solução forte de vinagre.
Desodorante de Ambiente
Para desodorizar o ambiente pode-se utilizar uma solução de ervas com vinagre ou suco de limão.
Obs.: Além de ser mais econômico, evita o aumento de doenças respiratórias e alergias.

Limpador de Pisos de cerâmica
Misture aproximadamente 3,5 litros de água com ¾ de xícara de vinagre branco e ½ xícara de amoníaco. Após lave o piso como de costume.

Limpeza de Panela Queimada
Salpique com bicarbonato de sódio e umedeça. Após algumas horas, lave. O queimado sairá facilmente. Caso a comida grudar, encha a panela com água quente e duas colheres de sal ou bicarbonato. Deixe algum tempo e ligue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário