segunda-feira, 2 de março de 2009

O Planeta pede ajuda!


Todos nós sabemos que tudo, com o passar do tempo sofre mudanças, alterações... até o nosso próprio corpo muda com o passar do tempo, a nossa vida muda, a nossa consciência muda. E com o meio ambiente não poderia ser diferente.

Nossas ruas já não são mais as mesmas, nem as nossas matas estão verdes como antes. Os rios, inclusive, até mudaram de cor... Ainda existem lugares que são protegidos por leis que são lugares maravilhosos que demonstram a nossa beleza. Porém, existem lugares sem proteção nenhuma, que estão sendo devastados, engolidos pela ganância do desenvolvimento.

O surgimento de produtos descartáveis, enlatados, artificiais, fizeram o homem mudar radicalmente a sua forma de vida. Tudo passou a ficar mais cômodo, mais prático, passou realmente a ficar “melhor”. Mas o preço que pagamos por essa praticidade está sendo muito alto.
Enfim, o que mudou em nosso meio ambiente com essa praticidade toda????

Então, pra começar vamos falar sobre o que mudou com o surgimento dos automóveis? Fica difícil tentarmos imaginar o mundo sem automóveis. Eles estão aí, realmente pra facilitar a nossa vida, tornando-a mais prática e rápida. Infelizmente, as estatísticas sobre o aumento do número de automóveis no mundo comprovam um crescimento assustador: cada um destes automóveis consome em média 8 litros de combustíveis por dia e estima-se que por volta do ano de 2025 haverá quatro vezes mais automóveis do que hoje. Com o aumento do número de veículos, cresce a poluição gerada pela queima de combustíveis, além da poluição sonora provocada pelo ruído dos motores.

E o que mudou com o surgimento dos descartáveis? Quando vamos ao mercado, observamos um número imenso de produtos a nossa disposição. Grande parte destes produtos apresentam-se em embalagens descartáveis. Nos último cem anos, foram desenvolvidos materiais como plásticos, detergentes e pesticidas químicos, entre outros. Estes produtos são muito úteis, porém, acarretam sérios danos ao meio ambiente, pois são materiais que não se decompõem naturalmente. Quando jogados no lixo, lá permanecerão por muito tempo.

O ambiente mudou com a poluição do ar: A poluição do ar aumenta a cada dia, provocando problemas seríssimos, principalmente nas grandes cidades. A fumaça e os gases que saem das fábricas e dos carros se misturam com a água existente no ar, formando ácidos. Esses ácidos descem junto com a chuva transformando-a em chuva ácida. A melhor maneira de se resolver o problema é reduzir a quantidade de poluição através de novos meios de obtenção de energia: a solar, eólica e das ondas.

O ambiente mudou com o desmatamento: O desmatamento ocorre por causa da explosão descontrolada pelos seres humanos. As florestas estõ sendo destruídas pela retirada de madeira e para darem lugar fazendas. Tendo em vista que as florestas são vitais para nossos ecossistemas globais, a solução, sem dúvida será o reflorestamento. A cada segundo, uma área florestal do tamanho de um campo de futebol é destruído. Portanto o que devemos fazer é incentivar o reflorestamento e a preservação das florestas que ainda sobrevivem.

O ambiente mudou com o acúmulo de lixo. O homem está a cada dia que passa mais consumista. A produção diária de lixo já chega a mais de 1 kilo de pessoa, em média. O que fazer e onde colocar todo esse lixo é um dos maiores desafios do século. Tendo em vista o fato de que grande quantidade do que vai para o lixo pode ser reaproveitado através do processo da reciclagem, a primeira providência a ser tomada é separa lixo, de onde quer que seja: escritório, escola, residência.
Reciclar é a ordem do século!

Pra finalizar essas informações , vamos citar o item principal, que é a importância da Conscientização. É muito importante estarmos conscientes de todas as mudanças que estão ocorrendo no ambiente e cabe a nós fazermos uma avaliação das conseqüências. Nós precisamos ser “guerreiros” desta “evolução ecológica”.
Vamos apostar em nós mesmos, acreditando que somos agentes diretos de grandes transformações!

Saia da Teoria e parta para a ação!

Fale conosco através do e-mail rede@radioboanova.com.br ou 0800 979 50 11

Um beijo e tchau!

Um comentário:

  1. Nooooooossaaaaa parabéns ao trio o blog esta muito bacana boas informações realmente inspirador...

    ResponderExcluir