quinta-feira, 19 de março de 2009

Dia 22 de março - Dia da água!

Hoje, dia 19 de março o programa "Ação Planeta" foi ao vivo. Uma novidade, pois há quase dois anos, o programa é veiculado de forma gravada e a emoção, definitivamente, não é a mesma! Bom, hoje nós falamos sobre algo que aparentemente é muito sem graça, pois não tem cor, não tem cheiro e nem sabor. Como uma coisa com essas características pode ser tão gostosa, refrescante e indispensável pela vida humana?

Você pode imaginar a sua vida sem a água? Pode imaginar abrir a torneira para lalar as mãos e não sair nada? Ou estar morrendo de sede, correr pro filtro e nada? Pois é, milhares de pessoas não só imaginam, como também vivem essa falta de água diariamente. Infelizmente todos os dias, 300 mil crianças morrem por falta de água, um recurso escasso e desigualmente distribuído. Além disso, as alterações do meio ambiente ameaçam piorar ainda mais a seca de algumas zonas do planeta.

Considerada como o recurso natural mais importante dos próximos séculos, a água e a necessidade de preservação ambiental são cada vez mais importantes e devemos nos conscientizar para esta causa. Aliás, A água é tão importante, que tem um dia só pra ela.
Estamos falando do dia 22 de março. O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas!

Setenta por cento da superfície do planeta é coberta por água. Mas acontece que 97 por cento de toda essa água é salgada e está nos oceanos, sendo imprópria para o uso agrícola e comercial. Apenas 2,5 por cento da água do nosso planeta é doce e mesmo assim a maior parte está em geleiras. Concluindo: menos de 1% de toda a água que existe no planeta é própria para o consumo do homem e mesmo assim está em rios, lagos e lençóis subterrâneos, que tem um difícil acesso.

Éh... parece que o planeta água não tem água pra todos, não... E não tem mesmo! Segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano, cerca de um bilhão e cem pessoas não tem acesso à água tratada no mundo. Uma média de 2 bilhões e 600 pessoas não tem instalações básicas de saneamento. Vale ressaltar que a maioria dessa população está concentrada na região da Ásia e da áfrica. Metade dos leitos hospitalares é ocupado por doenças causadas pelo uso de água impróprio e a diarréia tira a vida de 4.900 crianças menores de 5 anos por dia.

Pois é, tudo isso acontecendo pelo mundo e a falta de consciência da população ainda teima em reinar no planeta. Você vai entender porque eu estou falando isso: enquanto um habitante de Moçambique usa, em média, menos de 10 litros de água por dia, um europeu consome entre 200 e 300, e um norte-americano, 575 (50 litros só nas descargas). Sendo que cada pessoa deveria ter disponíveis ao menos 20 litros de água para consumo, por dia. É uma pena, mas a água está distribuída de uma forma desigual pelo planeta.

A crise da água e do saneamento é, acima de tudo, uma crise dos pobres. Segundo a ONU, a maioria dos países dispõe de água suficiente para satisfazer as necessidades domésticas, industriais, agrícolas e ambientais. O problema está na gestão!.Precisamos concentrar esforços para a mobilização da população! Parece mentira ou brincadeira, mas isso é fato: um dia a água vai acabar! E aí?

E aí que nós, cidadãos devemos fazer sim a nossa parte! A lição na sua teoria é simples e fácil, mas na prática muitos ainda resistem! ! ! Mas nós, otimistas que somos, acreditamos que tudo tende a melhorar1 Siga nossos conselhos e cuide bem do bem mais precioso que você possui: á água!

Como economizar água no banheiro:
·Feche a torneira ao escovar os dentes e ao fazer a barba;
·Não tome banhos demorados;
·Mantenha a válvula de descarga do vaso sanitário sempre regulada e não use o vaso como lixeira ou cinzeiro;
·Conserte os vazamentos o quanto antes.

Como economizar água na cozinha
·Antes de lavar pratos e panelas, remova bem os restos de comida e jogue-os no lixo;
·Mantenha a torneira fechada ao ensaboar as louças;
·Deixe de molho as louças com sujeira mais pesada;
·Só ligue a máquina da lavar louça quando estiver cheia.

Na lavanderia
. Não fique lavando aos poucos, deixe a roupa acumular e lave tudo de uma vez;
· Mantenha a torneira fechada ao ensaboar e esfregar as roupas;
· Deixe as roupas de molho para remover a sujeira mais pesada e utilize esta água para lavar o quintal;
·Só ligue a máquina de lavar roupa quando estiver cheia.

No jardim, quintal e calçada
·Evite lavar o carro durante a estiagem, se necessário use um balde e pano, nunca a mangueira;
·Não use a mangueira para limpar a calçada, use uma vassoura;
·Prefira o uso de regador ao da mangueira para regar as plantas.

Nas torneiras
Não deixe a torneira pingando, sempre que necessário troque o "courinho". A perda por vazamento em torneiras é muito grande.

Preste atenção em sua conta de água:
tente manter seu consumo dentro de sua média. Um aumento no consumo pode representar a existência de vazamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário